A Hipnoterapia Cognitiva - O que é? Como funciona?


1-) Hipnoterapia Cognitiva é uma modalidade de Hipnose Clínica, aliada aos fundamentos da Terapia Cognitivo Comportamental. É uma técnica coadjuvante para tratar certos tipos de sintomas.

Sua aplicação é utilizada para relaxamento, sugestões positivas, autoestima, ressignificação de memórias de experiências traumáticas, dessensibilização dos sintomas da ansiedade e também para sintomas psicossomáticos. 

2-) Como recurso a ser utilizado, a sugestionabilidade, é utilizada para transmitir novas ideias, que têm como finalidade alcançar uma nova reposta às questões mentais frente às respostas emocionais e/ou fisiológicas. Tudo isto, dentro do contexto apresentado pelo paciente, em relação à sua queixa. Este trabalho tem como finalidade tanto uma resposta cognitiva melhor aos estímulos internos do corpo, como possibilita obter tranquilidade mais rápida  à certos tipos de sensações (mais utilizado na ansiedade generalizada, fobia específica e pânico), como para criar ferramentais mentais aos pensamentos intrusivos que estejam impactando na vida da pessoa, e também para acessar crenças centrais que estejam causando sintomas de depressão, baixo autoestima e etc.

3-) O uso de imagens mentais serve como finalidade para induzir ao relaxamento profundo. São sugeridos cenários mentais, imagens relaxantes e mesmo ou "local seguro" em que o paciente pode recorrer para se acalmar, sempre que precisa. Durante este procedimento, as imagens mentais podem ser utilizadas para reduzir à ansiedade, ou criar defesas contra certos tipos de pensamentos ou emoções negativas.

4-) ;Outra finalidade é a aplicação da dessensibilização sistemática. É uma técnica para relaxamento muscular profundo que, após ser atingido o período de relaxamento, o terapeuta pede que o paciente pense em determinado medo (dentro do contexto clínico). Com o aumento da excitabilidade emocional, o terapeuta intervém para induzir o relaxamento novamente. O procedimento é repetido, ao longo de algumas sessões, com a finalidade de ir combatendo a intensidade do medo, ou dos medos dentro de uma hierarquia apresentada pelo paciente.


Estas são as principais finalidades da hipnoterapia cognitiva. Muito eficaz como ferramenta de intermediação terapêutica para os sintomas de depressão, insônia, ansiedade alta, fobias, pânico, transtorno obsessivo compulsivo, e também auto estima. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog